segunda-feira, 15 de outubro de 2007

A Modalidade do Crawl



O nado de Crawl é uma técnica de natação e também uma disciplina olímpica.
O nado crawl já era praticado bem antes do aparecimento de nossa civilização. Ele é, sem dúvida, o estilo mais utilizado e mais rápido. Porém, na verdade ele não pode ser considerado como um estilo verdadeiro. Na verdade, o que existe é a prova de nado livre, quando o atleta pode nadar como quiser, até inventar um estilo próprio. Tanto, que a Fédération Internationale de Natation Amateur (FINA) não menciona o crawl pelo nome em seu livro. (De fato, até o ano de 1900, todos os eventos competitivos tinham características do estilo livre). Entretanto, nos eventos contemporâneos de estilo livre, os executantes são invariavelmente nadadores de crawl.
No princípio, o crawl utilizava diversas vezes o mesmo braço, o que cansava o nadador e dava pouca velocidade ao nado. Apenas em 1906, na Europa, que o crawl foi aperfeiçoado e passou a ser realizado em braçadas alternadas e com o movimento vertical das pernas.


A Saída
No crawl, o nadador começa a prova do bloco de partida. Para mergulhar, ele deve imaginar que está a cair num buraco. Dessa forma, seu corpo cria menos atrito com a água e, consequentemente, consegue ir mais longe com o mergulho. Para o realizar o mergulho correcto, recomenda-se aos iniciantes observarem bem a posição do corpo na hora da saída. Os joelhos devem ser bem flexionados, os braços esticados à frente, sempre na altura das orelhas. No momento em que ouvir o sinal de partida, o nadador salta e mantém esse posicionamento. Dessa forma, além de executar uma saída correcta, o atleta está protegendo a sua própria cabeça.


O Estilo
No estilo crawl, os braços se movimentam alternadamente e as pernas para cima e para baixo. Durante todo o tempo, o nadador se mantém com a barriga para baixo. Depois, que mergulhou, o nadador precisa seguir todos os passos para realizar o nado crawl correctamente. Nesse estilo, os braços respondem por 75% da propulsão (ou seja, o impulso para frente) e as pernas por 25% em média. Os braços são responsáveis pela velocidade. Eles devem ser levados à frente com os cotovelos dobrados e a ponta dos dedos fica na diagonal, isto é, o polegar virado para a água. Os dedos ficam unidos, formando um tipo de pá de remo.


A virada
Na virada do estilo crawl, o nadador pode tocar a parede da piscina com qualquer parte do corpo. Mas normalmente as pernas são mais utilizadas. Porque elas oferecem mais propulsão.

1 comentário:

watllalives disse...

eu gostei muito da sua pesquisa me ajudou muito em um trabalho da natação