segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Origem da Natação





Natação é a actividade física do homem e de outros animais que consiste em deslocar-se em meio líquido. A natação era originalmente um meio de sobrevivência do homem, que em tempos primitivos precisava fugir de animais maiores ou caçar sua alimentação por entre rios e lagos. Actualmente a natação, em suas várias modalidades, pode ser vista como um método de recreação e um desporto, sendo utilizada para salvar pessoas do afogamento. Também existe o nado associado a trabalho, como no caso dos colectores de pérolas, alguns tipos de pescadores e aos cientistas que investigam a fauna e flora aquáticas.

Diversos animais possuem a natação por instinto, como é o caso do homem, nos mamíferos este nado por instinto recebe o nome de: "Nado Padrão Mamífero", este tipo de nado tem princípios básicos como cabeça fora d´água, braços (patas anteriores) com angular próxima de 90 graus e pernas (patas posteriores) em leve flexão (realizando um movimento parecido com pedalar) este nado, no Brasil, é chamado de nado cachorrinho.

Por movimentar praticamente todos os músculos e articulações do corpo, a prática da natação é considerada um dos melhores exercícios físicos existentes.

Sem comentários: